Sete passos para ser um campeão de vendas

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011


Você deseja vencer na profissão? Quer ganhar muito dinheiro? Busca a independência financeira? Caso tenha respondido afirmativamente a pelo menos uma pergunta acima, então continua lendo atentamente este artigo, pois ele poderá ser muito útil. Naturalmente, não há receita de bolo para vencer na carreira de
vendas, mas seguir algumas dicas costuma ajudar muito na caminhada para o topo. A minha experiência de algumas décadas na profissão revela que atenção especial aos seguintes pontos, ajudará muito a sua jornada para o sucesso.
1 - Gostar da profissão – O profissional de vendas não pode se esconder, como se ser vendedor não fosse motivo de orgulho. A única diferença entre um vendedor e um engenheiro, por exemplo, está na atitude. Ambos, podem e terão muitos motivos para se orgulharem da profissão.

2 - Querer vencer – Ninguém poderá vencer se não tiver um ardente desejo de fazê-lo. É como disse Ganhdi: “Nas grandes batalhas da vida, o primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”;

3 –Ser corajoso – Movimente-se, faça algo que o impulsione em direção ao topo. Ficar na sombra esperando o sucesso cair em seu colo não vai funcionar. Ter coragem de arriscar é uma qualidade que não pode faltar ao profissional de vendas. Afinal de contas, é como revela a máxima: ''O mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar e correr o risco de viver seus sonhos''

4 - Seja modesto - Contrariamente ao estereótipo de que o vendedor é insistente e arrogante, o melhor é ser modesto e humilde. Ganha-se muito mais colocando os clientes em primeiro lugar do que querer ser o máximo;

5 – Seja curioso - Vendedores de sucesso tem que ter fome de conhecimento e informação. Quanto mais cultura mais recursos você terá para conquistar a atenção do cliente;

6 - Use a empatia e seja ético – Colocar-se no lugar do cliente, será sempre um bom comportamento para triunfar na profissão de vendas. Não se esqueça de ser sempre ético, pois a vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar nos outros para subir desperta o desejo de vingança”;

7 - Tenha prazer em atender – Atenda pensando em encantar, pois a venda é consequência. Faça o cliente sorrir, se sentir feliz a ponto de desejar o seu sucesso. Lembre-se: quem atende bem, não precisa vender. Além disso, é como disse S. Brown: "Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá, a cada pessoa, tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria."


Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa


Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
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