Festa Junina: roupas e acessórios tem saltos de até 50% nas vendas

quarta-feira, 13 de junho de 2012


O mês de junho é contemplado com dois grandes momentos para Comércio: o Dia dos Namorados e as festa juninas. O primeiro é tradicionalmente uma das datas mais representativas para o Setor. "Em Mato Grosso a data ganha do Dia das Mães, ficando no posto de segundo Natal", lembra Célio Fernandes, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá. O segundo, que movimenta as duas últimas semanas do mês, provoca altas sazonais de até 50% em segmentos específicos, como o de lojas de variedades que comercializam fantasias para a data.
Segundo Daniela kamachi, proprietária da Loja Japonesa, o aumento sazonal na comercialização chega a 50% por causa das festas juninas. Sendo para ela os meses de junho e julho considerados o segundo natal. "No estabelecimento, encontra-se desde os acessórios até as roupas, para homem e mulher, e de crianças a adultos".
Ela conta que trabalha com preços acessíveis. "São peças que serão pouco usadas. Como é um mercado muito sazonal não praticamos preços muito altos". É possível encontrar chapéus que custam entre R$ 2,00 e R$ 5,00, por exemplo. Vestidos estão na faixa que vai de R$ 28,00 a R$ 50,00. Escolas costumam comemoram a semana com danças e festas, o que responde por boa parte do consumo de fantasias e acessórios juninos.
Além disso, ela costuma investir em peças que estão na moda. Atualmente, em função de uma novela, as escolas estão promovendo festas com temática ligada a empregadas domésticas, explica a empresária. "Em 2012 o mês de junho deve superar igual mês do ano passado em 20%", acrescenta.
Para os supermercados neste junho, frente ao ano passado, as vendas devem ser 8% maiores. Vale ressaltar que aumenta também a venda de milho e pipoca e amendoim, entre outros itens, acrescendo até 20% na procura destes produtos. No entanto, mesmo sendo significativo o aumento, no balanço geral, não acresce muito ao resultado financeiro da semana. Os vinhos ficam com aumento de 15%, pelo preço pontuando expressiva venda.
"É uma data em que há muitas oportunidades para o lojista, se ele estiver adequado vai aproveitar para alavancar suas vendas. Pode parecer que esse momento contempla um nicho muito específico de mercado, mas é possível aproveitar o momento para trabalhar o marketing e atrair o cliente", finaliza Fernandes.

0 comments

Postar um comentário