Sete passos para alcançar as metas de vendas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Você trabalha com vendas? Deseja se destacar na profissão? Pois saiba que o sucesso não é obra do acaso. Para chegar ao topo vai precisar de um ótimo plano estratégico e contar com recursos operacionais adequados. Ainda não se convenceu? Então veja o que disse Croft M. Pentz “Tenhas metas claras,pois a história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas,amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreiras de sucesso. Ter objetivos evita o desperdício de tempo, energia e dinheiro”.

Lembre-se também que na jornada para otriunfo, nada substituirá a sua dedicação e inteligência competitiva. Então, você deve saber com riqueza de detalhes o que está disposto a realizar. Precisa ainda identificar as diferenças básicas entre competir nos 100 metros rasos e em uma maratona.

Você deve saber que precisará ser flexível e seguir a direção certa, pois "se você não sabe para onde ir, qualquer estrada o serve“. Dai, você deve ser perguntar: o que mais devo fazer para chegar onde desejo? O que estou fazendo agora está me levando para mais próximo de meu alvo?

Superado estas questões, você deverá se dedicar no alcance de sua meta. Então poderá recorrer as seguintes pontos:

1 – Objetivos – Tão importante quanto possuir metas desafiadoras, é saber se você pode fazer o que é preciso ser feito para atingi-las. Ao longo dos anos de experiência que acumulei, tenho visto muitos vendedores, supervisores e gerentes de vendas deixarem a desejar, por subestimarem a importância das metas para obter sucesso;

2. Diariamente– Também, não basta rever as metas algumas vezes ao mês, é necessário revisá-las todas as manhãs e no final de cada dia, ajustando as ações para o dia seguinte;

3. Na sexta-feira ou sábado -Apure os resultados da semana e ajuste as estratégias e rotas para a próxima semana;

4. Mensalmente– Reuna com pessoas de sua confiança a fim de ajudar a avaliar o que está fazendo, onde você está indo, o que você precisa ajustar no mês seguinte;

5. Trimestralmente - Reveja o seu progresso em direção a meta anual. Pergunte-se: "O que eu preciso realizar ao longo dos próximos três meses para alcançar meus objetivos anuais?" Definir isso e comprometer-se com as ações do próximo trimestre fará uma enorme diferença para o seu sucesso;

6. Semestralmente – Apure o que foi conquistado, onde você desperdiçou energias e o que terá que fazer diferente no próximo semestre. Nesta ocasião você deve ratear proporcionalmente os pontos pendentes para o meses seguintes deixando sempre uma razoável margem de segurança, a fim de evitar surpresas desagradáveis;

7. Anualmente–Comemore os resultados alcançados e reserve tempo adequado para redefinir as metas para o próximo ano. Certifique-se de que acumulou os aprendizados e se desafie com metas ousadas.

Lembre-se que vence mais quem se prepara melhor. Neste contexto é muito importante você contar com gente sincera e inteligente para apoia-lo como mentor oucoaching. O ideal é que seja alguém com quem você possa contar para ajudá-lo avaliar o seu desempenho. Com ele você deve validar metas, marcos e progresso, além de identificar e superar eventuais dificuldades que possam comprometer a sua jornada para o sucesso.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa
Escritor, conferencista e Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil
E-mail: evaldocosta@evaldocosta.com
Siga no Twitter/LikedIn/Facebook/Orkut: evaldocosta@icbr.com.br

0 comments

Postar um comentário